APRESENTAÇÃO
O concurso promovido pelo Centro de Formação de Condutores, CFC Real, com parceria das empresas Sicredi, Anelize Winter Idiomas e Intercâmbios, Fênix Vestibulares, Na Aula de Redação, Supermercado Milller, Pisarbem e Papelaria Clip Graffite, com apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação é destinado a todos os alunos da 2 ª e/ou 3 ª séries do Ensino Médio regular de Escolas de Santa Cruz do Sul - RS, visando estimular a escrita, a criatividade e hábitos conscientes em relação ao trânsito.
DO CONCURSO
Art. 1º - Este concurso é parte da campanha Maio Amarelo, em conscientização ao trânsito, e tem como tema "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
Art. 2º - Poderão participar alunos regularmente matriculados na 2ª e/ou 3 ª séries do Ensino Médio regular das Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul - RS, através da inscrição prévia (https://www.cfcreal.com.br/maio-amarelo).
Art. 3º - A realização da redação ocorrerá em sala de aula, acompanhada do (a) respectivo professor (a )e aplicador (a), respeitando turno e horário das aulas, com duração de 2 períodos. A data será informada para a equipe Diretiva.
Art. 4° - A avaliação do Concurso ocorrerá em duas etapas. A saber:
- Seleção interna feita pelos professores.
Parágrafo único: Serão selecionadas pelos professores responsáveis de cada Escola no máximo 3 redações por turma.
- Comissão Julgadora composta por integrantes, envolvidos com a área da Educação e/ou Trânsito.
DO CRONOGRAMA
Art. 5° - O concurso será realizado no seguinte cronograma:
Data
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Etapa
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28/04/2025
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Lançamento do 4° Concurso Cultural de Redação do CFC REAL.
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15/05/2025
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Limite para inscrições dos alunos.
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19 a 26/05/2025
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Data de realização da produção textual nas Escolas.
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26 a 30/05/2025
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Limite para entrega das redações selecionadas na etapa 1.
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02 e 03/06/2025
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Comissão julgadora etapa 2.
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06/06/2025
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Evento de divulgação do resultado e premiação do 1º lugar
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09/06/2025
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Premiação para os classificados no 2º e 3º lugar em suas respectivas Escolas.
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2026
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Encerramento com o Lançamento do E-book/2025.
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Parágrafo único: O resultado será divulgado nas mídias sociais do CFC REAL.
DOS PARTICIPANTES
Art. 6° - Poderão participar do concurso os estudantes matriculados na 2ª e/ou 3º ª série do Ensino Médio regular de Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul – RS.
Art. 7° - Todos os participantes estão cientes que seus dados pessoais serão tratados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018.
DAS INSCRIÇÕES DOS ESTUDANTES
Art. 8° - Quando o projeto for apresentado, o (a) professor (a) deverá orientar a realização do cadastro individual, para todos os estudantes da turma, em sala de aula.
Parágrafo único: Cada participante deve acessar o Portal https://www.cfcreal.com.br/maio-amarelo, preenchendo todos os campos, até o dia 15 de maio de 2025.
Art. 9° - Cada estudante receberá um código de inscrição em seu e-mail. É de responsabilidade de cada estudante ter consigo número e registrá-lo na folha de redação, no campo destinado para o mesmo.
DA REALIZAÇÃO
Art. 10° - O (a) aplicador (a) do CFC Real ou da 6ª CRE, juntamente com o (a) professor (a) da turma, são os responsáveis pela aplicação das redações, em sala de aula, em dia e horário informados à equipe Diretiva.
Art. 11º - Cada estudante irá receber a folha personalizada para realizar a atividade in loco, e uma folha rascunho, tendo 2 períodos, para a produção textual.
Parágrafo único: Qualquer tempo gasto na organização, comunicação ou movimentação dos alunos durante a aplicação da atividade, será considerado como tempo perdido para a produção textual.
Art. 12° - A redação deve ser feita manualmente, na folha personalizada fornecida pelo (a) aplicador (a).
Art. 13° - Só será permitido se ausentar da sala acompanhado (a) do (a) aplicador (a) ou professor (a).
Art. 14º – É vedada todo e qualquer tipo de consulta durante a realização da produção textual.
Art. 15º - Ao terminar o tempo estipulado de 2 períodos, serão recolhidas as redações e entregues, em mãos, à equipe Diretiva da Escola.
DA REDAÇÃO
Art. 16° - O tema da redação será: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” e deve ser escrita em Língua Portuguesa padrão (formal culto).
Art. 17º: O texto deve ser dissertativo-argumentativo.
Art. 18° - O título da redação deve ser coerente com o tema.
Art. 19° - Os participantes deverão desenvolver a ideia sobre o tema em, no mínimo, 20 (vinte) e, no máximo, 30 (trinta) linhas, na folha padrão, redigida a punho, à caneta azul ou preta.
Parágrafo: Não será permitida substituição das folhas entregues.
DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Art. 20° - As redações serão avaliadas em duas etapas: 1. Seleção feita pelos professores, na Escola; 2. Pela Comissão Julgadora.
Art. 21° - As redações serão avaliadas mediante os seguintes critérios:
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Critério
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Pontuação
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1
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Originalidade e criatividade;
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2,0
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2
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Coerência/clareza na argumentação;
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2,0
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3
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Coesão textual;
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2,0
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4
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Adequação gramatical;
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2,0
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5
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Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os Direitos Humanos.
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2,0
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ESTABELECIMENTO DOS NÍVEIS DE PONTUAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Em originalidade e criatividade, avalia-se a capacidade do candidato de organizar suas ideias de forma clara e estruturada, evitando argumentações previsíveis. Além disso, considera o uso de repertórios diferenciados, recursos expressivos e estratégias inovadoras que enriquecem a argumentação e tornam o texto mais autêntico e envolvente.
Nível
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Pontuação
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Descrição
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Nível 0
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0,0
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O texto não apresenta qualquer indício de originalidade ou criatividade. Ideias desorganizadas, estrutura precária dos parágrafos, argumentação confusa ou inexistente. Repertório previsível, sem conexão clara com o tema.
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Nível 1
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0,4
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Há pouca originalidade e criatividade. O texto apresenta dificuldades na estruturação das ideias e na organização dos parágrafos. Argumentos superficiais e previsíveis, com raros traços de inovação ou expressividade. Uso limitado de recursos coesivos.
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Nível 2
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0,8
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O texto demonstra alguma organização e certa clareza na argumentação, mas ainda se mantém em uma abordagem comum. Há poucos elementos inovadores, como figuras de linguagem ou repertórios diferenciados. A estrutura sintática e a coesão ainda apresentam falhas.
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Nível 3
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1,2
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O texto apresenta um nível razoável de originalidade e criatividade. A organização é satisfatória e há tentativas de fugir do senso comum na abordagem do tema. Algumas estratégias expressivas (metáforas, analogias, variação sintática) são utilizadas, ainda que de maneira limitada.
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Nível 4
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1,6
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A redação demonstra uma abordagem interessante e bem estruturada. Há articulação eficiente entre as ideias e um repertório relevante aplicado de forma inovadora. O uso de figuras de linguagem e analogias enriquece o texto, tornando-o mais expressivo. Há boa fluidez na coesão e variação na construção frasal.
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Nível 5
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2,0
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O texto revela um alto grau de originalidade e criatividade. O tema é tratado de maneira inovadora, com argumentação autêntica e bem fundamentada. Os recursos expressivos são bem explorados e contribuem para a persuasão e envolvimento do leitor. A estruturação sintática é fluida e eficiente, garantindo uma leitura envolvente e coesa.
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- Em coerência/clareza na argumentação, avalia-se a capacidade do participante de selecionar, de organizar, de relacionar e de interpretar fatos, informações e opiniões para defender um ponto de vista com coerência e clareza, garantindo um projeto de texto bem estruturado e minimizando lacunas argumentativas.
Nível
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Pontuação
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Descrição
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Nível 0
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0,0
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O texto apresenta graves falhas na argumentação, sem um projeto de texto definido. As ideias são desconexas, contraditórias ou insuficientes para sustentar um ponto de vista. Há muitas lacunas argumentativas, comprometendo a progressão textual.
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Nível 1
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0,4
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A argumentação é frágil, com dificuldades na seleção e organização das informações. Há tentativas de defender um ponto de vista, mas com relações pouco desenvolvidas entre os argumentos. A presença de lacunas argumentativas prejudica a coerência global do texto.
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Nível 2
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0,8
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O texto demonstra alguma coerência, mas ainda apresenta falhas na articulação das ideias. A seleção de informações pode ser limitada ou pouco estratégica, e há problemas ocasionais na relação entre argumentos e fatos apresentados. Algumas lacunas argumentativas comprometem a clareza da defesa do ponto de vista.
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Nível 3
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1,2
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A argumentação é relativamente clara e coerente. O texto tem um projeto de desenvolvimento reconhecível e os argumentos são razoavelmente articulados. Ainda pode haver pequenas falhas na progressão textual ou lacunas argumentativas que limitam a força da defesa do ponto de vista.
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Nível 4
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1,6
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O texto apresenta um projeto de desenvolvimento bem estruturado, com ideias organizadas e relações claras entre os argumentos. Há consistência na defesa do ponto de vista e poucas lacunas argumentativas. O encadeamento das ideias favorece a clareza e a progressão textual.
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Nível 5
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2,0
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O participante demonstra domínio da argumentação, com um projeto de texto estratégico e uma defesa de ponto de vista consistente. As informações são selecionadas e articuladas de forma precisa, garantindo coerência e progressão textual eficiente. Não há ou há raras lacunas argumentativas.
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- Em coesão textual, avalia-se a capacidade do participante de estabelecer a conexão entre as ideias por meio do uso adequado de conectivos, de operadores argumentativos, de formas de substituições, de outros elementos de referenciação e de uma paragrafação bem estruturada, garantindo fluidez e clareza ao texto.
Nível
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Pontuação
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Descrição
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Nível 0
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0,0
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O texto apresenta falhas graves na coesão. A ligação entre as ideias é precária ou inexistente, tornando a leitura confusa. Não há uso adequado de conectivos, operadores argumentativos ou elementos de referenciação. A paragrafação é inadequada ou ausente.
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Nível 1
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0,4
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Há tentativas de estabelecer coesão, mas com muitos problemas. O uso de conectivos é limitado ou inadequado, e há falhas na referenciação, o que compromete a coesão. A paragrafação pode ser irregular, dificultando a progressão textual.
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Nível 2
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0,8
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O texto demonstra algum domínio da coesão, mas ainda apresenta uso limitado ou impreciso de conectivos e operadores argumentativos. Há problemas ocasionais na substituição de termos e na referenciação, o que pode comprometer a fluidez. A paragrafação está presente, mas pode não ser bem estruturada.
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Nível 3
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1,2
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A coesão é satisfatória, com uso adequado de conectivos e operadores argumentativos, embora ainda possa haver repetições ou algumas falhas na progressão entre frases e parágrafos. A paragrafação é coerente e auxilia na organização das ideias.
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Nível 4
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1,6
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O texto apresenta coesão eficiente, garantindo uma boa fluidez entre as ideias. Há uso variado e adequado de conectivos, operadores argumentativos e elementos de referenciação. A paragrafação contribui para a clareza e organização do texto. Pequenos ajustes poderiam torná-lo ainda mais sofisticado.
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Nível 5
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2,0
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O texto demonstra domínio total da coesão textual. A ligação entre as ideias é fluida e estratégica, com conectivos e operadores argumentativos bem utilizados tanto dentro dos parágrafos quanto entre eles. A referenciação é precisa, evitando ambiguidades e repetições. A paragrafação é estratégica, favorecendo a progressão textual
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.
- Em adequação gramatical, avalia-se o emprego adequado os recursos linguísticos sob a ótica da gramática normativa, observando se há desvios gramaticais que comprometam a formalidade do texto. Nesse sentido, os pontos sobre os quais a avaliação desse critério deve ser feita são: pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase, estrutura do período (justaposição e truncamento), acentuação, colocação pronominal e ortografia.
Nível
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Pontuação
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Descrição
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Nível 0
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0,0
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Mais de 20 desvios gramaticais.
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Nível 1
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0,4
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Até 20 desvios gramaticais.
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Nível 2
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0,8
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Até 15 desvios gramaticais.
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Nível 3
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1,2
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Até 10 desvios gramaticais.
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Nível 4
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1,6
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Até 5 desvios gramaticais.
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Nível 5
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2,0
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Até 2 desvios gramaticais.
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- Em capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os Direitos Humanos, avalia-se a habilidade do participante de concluir o texto de maneira coerente, propondo soluções viáveis, detalhadas e articuladas à argumentação desenvolvida, respeitando os Direitos Humanos.
Nível
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Pontuação
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Descrição
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Nível 0
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0,0
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O texto não apresenta proposta de intervenção ou contém ideias vagas, desconectadas do desenvolvimento. Há desrespeito aos Direitos Humanos.
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Nível 1
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0,4
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A proposta de intervenção apresenta relação com o desenvolvimento do texto e tem apenas 1 elemento válido. Não há risco de incoerência ou de afronta aos Direitos Humanos.
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Nível 2
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0,8
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A proposta de intervenção apresenta relação com o desenvolvimento do texto e tem apenas 2 elementos válidos. Não há risco de incoerência ou de afronta aos Direitos Humanos.
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Nível 3
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1,2
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A proposta de intervenção apresenta relação com o desenvolvimento do texto e tem apenas 3 elementos válidos. Não há risco de incoerência ou de afronta aos Direitos Humanos.
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Nível 4
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1,6
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A proposta de intervenção apresenta relação com o desenvolvimento do texto e tem apenas 4 elementos válidos. Não há risco de incoerência ou de afronta aos Direitos Humanos.
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Nível 5
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2,0
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A proposta de intervenção é estratégica e plenamente articulada ao desenvolvimento do texto. Todos os elementos estão presentes de forma detalhada e funcional. Respeita os Direitos Humanos.
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Elementos da Proposta de Intervenção
A proposta de intervenção deve conter os seguintes elementos para ser considerada completa:
- Agente: Quem será responsável por executar a ação (governo, mídia, sociedade, escolas, ONGs, empresas, entre outros).
- Ação: O que será feito para resolver ou minimizar o(s) problema(s) abordado(s).
- Meio/modo: Como a ação será realizada, detalhando o processo ou os recursos necessários.
- Efeito: Qual será o impacto esperado dessa ação na sociedade.
- Detalhamento: Especificação de como os elementos anteriores se relacionam para garantir a viabilidade da proposta, por meio de exemplos, de explicações ou de aprofundamento da consequência do efeito.
O que caracteriza desrespeito aos Direitos Humanos na proposta?
O desrespeito aos Direitos Humanos ocorre quando a proposta:
- Sugerir ações que firam a dignidade humana (punições desumanas, tortura, exclusão social, censura etc.).
- Propor soluções que restringem direitos fundamentais (liberdade de expressão, acesso à educação, igualdade de oportunidades).
- Incentivar violência, segregação ou discurso de ódio contra grupos sociais.
- Sugerir medidas impraticáveis ou que reforcem desigualdades sociais e injustiças.
Parágrafo único: Em caso de empate será observada a sequência de critérios dispostas no quadro acima. Persistindo o empate, a decisão será tomara pela Comissão Julgadora.
DOS CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO ETAPA 1
Art. 22° - A redação será desclassificada caso fique constatado que:
- Não tenha feito a inscrição prévia na plataforma;
- Não tenha colocado corretamente o seu número de inscrição;
- Não tenha título;
- Não obedeça aos limites de linhas estipulado;
- Fuja ao tema proposto;
- Fira os Direitos Humanos, com termos ofensivos e/ou pejorativos;
- Não seja dissertativa-argumentativa;
- Fique constatado plágio.
- Não tenha indícios de modelos prontos.
DOS CRITÉRIOS DE ENTREGA DAS REDAÇÕES SELECIONADAS NA ESCOLA PARA ETAPA 2
Art. 23° - A comissão interna pode selecionar até 3 redações por turma. O(a) professor(a) de Língua Portuguesa o(a) será o(a) responsável pela avaliação e seleção dos textos.
Art. 24° - O (a) professor (a) responsável deverá organizar os envelopes, os quais devem ser separados por turma e lacrados. Os envelopes não podem conter nenhum tipo de identificação.
Parágrafo único: A única identificação será o número de inscrição do estudante, na folha de redação.
Art. 25° - A comissão interna fica responsável por entregar as redações selecionadas no CFC Real (Rua Venâncio Aires, 722 – Centro), de 26 a 30 de maio de 2025, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min.
DOS CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO DA ENTREGA
Art. 26° -Qualquer entrega posterior à data limite.
Art. 27°- Envelope com qualquer tipo de identificação ou violado.
Art. 38° Envelope que contenha mais de 3 redações.
DA PREMIAÇÃO
Art. 31° - O participante vencedor texto selecionado no concurso receberá:
- 1 (um) Iphone 15, 128GB;
- 1 (uma) Bolsa de estudos anual grátis com 100% no curso de línguas estrangeiras com material didático incluso;
- 1 (uma) Bolsa 100% - Fênix Intensivo 2025: Bolsa de estudos no valor integral (100%) referente as aulas do curso, não estando incluso os valores de materiais didáticos;
- 1 (um) vale compras de R$ 250,00 da loja Pisarbem;
- 1 (um) vale compras de R$ 250,00 da Papelaria Clip Graffite;
- 1 (um) vale compras de R$200,00 do Miller Supermercados.
Art. 32º - O(a) professor (a) que estiver responsável pela atividade com o(a) aluno(a) ganhará R$ 300,00 em dinheiro, 1 (um) vale compras de R$ 250,00 da loja Pisarbem, 1 (um) vale compras de R$ 250,00 da Papelaria Clip Graffite e um vale compras no valor de R$200,00 do Miller Supermercados
Parágrafo único: Os prêmios serão entregues pessoalmente ao ganhador (a), e o (a) Professor (a) em um evento de encerramento do Concurso, na Escola, no dia 06 de junho de 2025.
Art. 33° - O segundo e terceiro colocados também serão premiados com 1 (uma) bolsa 100% para redação intensivo Fênix e uma bolsa 100% para redação de forma online com a empresa Na Aula de Redação e cada um com uma cesta do Miller Supermercados.
Parágrafo único: Os prêmios serão entregues nas respectivas escolas dos vencedores de 2º e 3º lugares na hora do intervalo do seu turno, em data posterior a premiação do 1º lugar.
Art. 34º - Todos os textos selecionados pela Comissão Julgadora farão parte de um e-book que será publicado na Plataforma Digital Árvore de Livros, reconhecida nacionalmente.
Parágrafo único: A Comissão Julgadora irá selecionar os textos com nota acima de 8 pontos para compor o e-book.
DO VENCEDOR
Art. 35 ° - O vencedor deve estar ciente que autoriza o uso da sua imagem e sua produção textual em peças publicitárias do CFC Real e todos os demais parceiros deste projeto já mencionados na apresentação deste regulamento, sem ônus e qualquer outro tipo de bonificação.